Pedagogia Psicodramática Uma Proposta De Metodologia Ativa De Maria Alicia Romaña

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Organizado por Maria Aparecida Fernandes Martin e Maisa Helena Altarugio, este livro visa divulgar o trabalho da psicodramatista argentina Maria Alicia Romaña, que desenvolveu a pedagogia psicodramática. Os três primeiros capítulos resgatam aspectos históricos e conceituais do psicodrama e da pedagogia psicodramática, versando sobre a relação de J. L. Moreno com a educação, aspectos da vida e da obra de Romaña e os diálogos possíveis entre a pedagogia psicodramática e as metodologias ativas. Os onze capítulos restantes refletem sobre experiências realizadas pelos autores, que, como diretores, deixaram marcas reais, simbólicas e imaginárias no público que as vivenciou. Alguns dos assuntos abordados são: o papel social e psicodramático do professor; o método educacional psicodramático e o protagonismo do educando; o jogo dramático como instrumento na sala de aula; o papel do professor na produção de uma consciência crítica; a pedagogia psicodramática como metodologia ativa na formação de professores; jogos dramáticos nas aulas online; o role-playing como proposta pedagógica; o sociodrama como facilitador do desenvolvimento do papel profissional, e a neurociência e o aprendizado com psicodrama. Por fim, como sugerido por Maria Alicia, em nome da construção coletiva do conhecimento, o leitor é convidado a compartilhar suas experiências, impressões e sentimento sobre a obra.Textos de: Alcione Ribeiro Dias, Camila Tyrrell Tavares, Cristiane Tavares Romano, Cristina Jorge Dias, Elisabeth L. Bez Chleba, Gisele da Silva Baraldi, Julio Cesar Valentim, Lúcio G. Ferracini, Maisa Helena Altarugio, Maria Aparecida Fernandes Martin, Marly Unello Rosinha, Neide Feijó, Norival Albergaria Cepeda, Sara de Sousa e Sônia da Cunha Urt.
Sobre os autores(as)

Altarugio, Maisa Helena

Maisa Helena Altarugio é formada em Química e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente, formadora de professores e pesquisadora na Universidade Federal do ABC (UFABC). Psicodramatista didata e docente do curso de formação da Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS) com foco socioeducacional. Ganhadora do prêmio Febrap 2020.

Martin, Maria Aparecida Fernandes

Maria Aparecida Fernandes Martin é psicóloga, mestra e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Psicodramatista didata supervisora pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS). Professora e supervisora do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora, supervisora e diretora de ensino da ABPS. Membro do Laboratório de Estudos da Violência e Vulnerabilidade (Mackenzie-SP). Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Jô Clemente (Apae de São Paulo). Coautora do livro Masp 1970 – O psicodrama (Ágora, 2010). Atua principalmente nos temas grupos, vulnerabilidade social, clínica psicológica, desenvolvimento infantil, formação em saúde, psicodrama e sociodrama.
ISBN 9788571833104
Autores Martin, Maria Aparecida Fernandes (Autor) ; Altarugio, Maisa Helena (Autor)
Editora Agora
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2022
Páginas 200
Acabamento Brochura
Dimensões 24,00 X 17,00
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