Use a criatividade de forma sistemática e obtenha resultados inovadores.
Em direção oposta ao que comumente a sabedoria empresarial afirma — que para forjar uma solução original e poderosa para os problemas, devemos pensar fora da caixa —, Drew Boyd e Jacob Goldenberg mostram, com base em sua experiência nos mundos corporativo e acadêmico, que esta não é necessariamente a melhor solução. Embora pareça contraintuitivo, a inovação e a criatividade são o resultado de trabalhar com o que nos é familiar (sim, dentro da caixa), usando uma série de modelos que canalizam o processo criativo de maneira a nos tornar mais – e não menos – criativos.
Os autores utilizam técnicas baseadas em um grupo surpreendente de padrões comuns compartilhados por todas as soluções inovadoras. Eles formam a base do método do Pensamento Inventivo Sistemático (SIT, na sigla em inglês), hoje utilizado por centenas de empresas em todo o mundo, incluindo líderes da indústria, como Johnson & Johnson, GE, Procter & Gamble, SAP e Philips.
As cinco técnicas do SIT para inovação incluem:
Muitos outros livros discutem como tornar a criatividade uma parte da cultura corporativa, mas nenhum deles usa a abordagem inovadora e não convencional do Pensamento Inventivo Sistemático. Com o pensamento “dentro da caixa”, empresas e organizações de qualquer tamanho podem resolver problemas de forma criativa e se reinventar de forma sistemática e contínua.
Você não precisa esperar uma crise para então pensar em soluções criativas: Dentro da caixa é um guia prático para você começar a inovar agora mesmo.
Drew Boyd tem mais de trinta anos de experiência no mercado. Ele se aposentou da Johnson & Johnson em 2010, após desempenhar funções nas áreas de marketing, fusões e aquisições e desenvolvimento internacional. Também fundou e dirigiu o aclamado programa Marketing Mastery, da J&J, uma “universidade de marketing” interna. Hoje, treina, oferece consultoria e faz palestras nas áreas de inovação, persuasão e mídias sociais. Atua, ainda, como professor assistente de marketing e inovação na Universidade de Cincinnati.
Jacob Goldenberg é professor de marketing na Universidade Hebraica de Jerusalém e professor visitante na Universidade de Columbia. Estuda criatividade, desenvolvimento de novos produtos, inovação, complexidade do mercado e os efeitos das redes sociais. Sua pesquisa foi divulgada em vários jornais, como The Wall Street Journal, The New York Times e The Boston Globe, e em importantes publicações acadêmicas, tais como Journal of Marketing Research, Marketing Science, Management Science, Journal of Marketing, Nature Physics e Science.
ISBN | 9788568905678 |
Autores | Boyd, Drew (Autor) ; Goldenberg, Jacob (Autor) |
Editora | Best Business |
Idioma | Português |
Edição | 1 |
Ano de edição | 2021 |
Páginas | 352 |
Acabamento | Brochura |
Dimensões | 21,00 X 13,50 |
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